segunda-feira, 23 de junho de 2008

Adesivo nº009

Bruno Almeida lopes
Guarujá/SP

Os recifes de corais são os pontos de maior concentração de vida nos oceanos, equivalentes, em termos de biodiversidade, às florestas tropicais em terra firme.
De acordo com as nações unidas, nos últimos quatro anos dez por cento dos recifes do mundo morreram. Mais do que a metade dos recifes vivos são ameaçados seriamente, e se as tendências de hoje continuarem, a humanidade causará a perda irreversível de formações do recife dentro de 40 anos.
Os oceanos em aquecimento, provavelmente o resultado da mudança climática, estressam os corais a ponto de expelirem as algas que os habitam, deixando-os “branqueados”. Poluição de nutrientes e sedimentos, mineração de areia e rocha e o uso de explosivos e cianeto (ou outras substâncias tóxicas) na pesca, também estressam os recifes mundiais.
No Brasil, uma das primeiras iniciativas para a preservação desse ecossitema foi a Campanha de Conduta Consciente em Ambientes Recifais cujo conjunto de princípios compreende as principais preocupações que a população deve ter ao visitar ambientes recifais, protegidos por unidades de conservação, ou não, inclusive as indicações das penalidades destacadas pela Lei de Crimes ambientais quanto ao tema.

"Novidades e Notícias Verdes"

2 comentários:

Tarcisio Torres disse...

Saiu uma boa reportagem na folha falando da poluição do rio Itamambuca, numa das praias mais bonitas do litoral norte, reduto dos surfistas.

Ana Sayuri disse...

2º comentário no blog, dessa vez sem relação com o Movimento Verde em si (wtf..?!), mas outra vez um parabéns.
Parabéns [aos dois] pela bolsa da iniciação!

Aliás, que acontece?! Após seqüência de posts com um dia de intervalo, uma semana sem novas?! =] só enchendo...

adiós!